About Us

ABOUT US

Comunicado da organização do About Us Festival

A organização do Festival About Us agradece a participação de todos no Fórum. A opinião do público é o que há de mais rico para fazer com que cada evento seja ainda melhor que o anterior. Estamos muito contentes por perceber que a grande maioria foi sensibilizada pelo conteúdo educacional de sustentabilidade que agregamos a um dos maiores festivais de música nacionais dos últimos tempos. É com muito orgulho que a Mondo Entretenimento consolidou o sonho de utilizar a música para reforçar a transmissão de uma mensagem que a agência tem entre as prioridades de disseminar.

As oficinas de sustentabilidade, produzidas por instituições que são referência no tema do festival e instaladas na entrada do evento, permitiram ao público tomar conhecimento sobre diversas possibilidades de como contribuir com a sustentabilidade do planeta. Entre as entidades escolhidas estavam a Recicleiros, a ONG Arte em Pneus, a Oficina Boracea, e a Inventi Projetos.

Com a ajuda delas, podemos comemorar o recolhimento de 3,5 mil quilos de lixo sólido, que já foram triados e estão em processo de reciclagem. A ONG Arte em Pneus produziu com o incentivo do evento diversas peças que serão vendidas e o dinheiro, revertido para a comunidade em torno da Chácara do Jockey.
Crianças e adultos interagiram e se surpreenderam com as inúmeras formas de contribuição com a preservação do planeta apresentadas no evento. Além disso, puderam vibrar com a reunião de cinco grandes shows.

Esta primeira iniciativa foi um grande passo não só para a empresa, mas para o Brasil em sediar um projeto considerado um dos mais completos já vistos no mundo, até mesmo pelas atrações internacionais Dave Matthews e Ben Harper, reconhecidamente engajadas com o tema em todo o mundo.

Todo o plano de mídia do evento, incluindo rádio, revista, jornal e site recomendou ao público o uso de táxi, a carona compartilhada e o uso de bicicletas. No entanto, entendemos que esse é um dos setores que precisa e será reforçado em uma próxima vez. O espaço que sediou o festival foi escolhido por ser uma chácara, com possibilidade de convivência com a natureza. A alimentação orgânica fez parte de um contexto muito maior, diversas comunidades participaram e os valores foram sugeridos, sem participação da agência, os copos propostos pela Mondo de amido de milho não foram liberados, assim, copos plásticos foram utilizados por ser proibido o manuseio pelo público de latas ou qualquer objeto cortante. Porém, os mesmos serão reciclados. A cenografia, feita com tubo de pasta de dente, os móveis com borra de café, entre outras coisas, compunha o cenário mais completo em torno do tema, em um evento já visto no Brasil.

Agora, comemoramos e aprendemos com esse primeiro grande passo, para nos preparar e poder manter o Brasil na rota de eventos que reúnam entretenimento e conscientização de verdade. Esse é o mote da agência, que está disposta a lutar e fazer o que for possível em nome da sustentabilidade. Obrigada pela participação de cada um de vocês.

Atenciosamente,

Mondo Entretenimento

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

e que venha o próximo!!! :D

Responder esta

SERÁ LANÇADO UM DVD COM OS SHOWS QUE OCORRERAM NO EVENTO????

Responder esta

Agradeço o manifesto da organização que proporcionou um belo show (apresentações) ao público pagante.

Ainda não foram esclarecidas as seguintes questões:
- Proibição de entrada com alimentos e indução ao desperdício através de ordem dos seguranças.
- Infra do estacionamento.
- Falta de seguranças no entorno do evento. Responsabilidade da organização tendo em vista a grande distância e baixa segurança no caminho estacionamento-evento.
- Redução do efetivo da segurança após o encerramento do evento.
- Duplicação de resíduos. (material cortante é ótimo)
- Falta de recipientes coletores de resíduos.
- Preocupação com a limpeza urbana, apoiando a distribuição de panfletos.
- Falta de sinalização no entorno do evento.
- Situações citadas envolvendo cadeirantes.

Agradeço vossa atenção desde já.
-

Responder esta

Parabéns! Os shows foram ótimos! Realmente o acesso foi o que mais gerou transtornos. Por favor, pensem, para o próximo, em uma infra de acesso por transporte público. Sustentabilidade tem tudo a ver com isso e infelizmente aquele lugar, apesar de lindo, teve péssima acessibilidade por meios de transporte público, o que aliviaria muito o caos. Conheço pessoas que simplesmente não conseguiram chegar a tempo para assistir seus shows de interesse pq, absurdamente, não conseguiram parar o carro. Perderam o valor gasto e com certeza, como estamos no Brasil, precisarão engolir o prejuízo.
Espero que o próximo seja melhor e espero estar lá novamente!

Responder esta

Respostas às questões aquém do Comunicado oficial da organização do evento:

Proibição de entrada com alimentos e indução ao desperdício através de ordem dos seguranças.

Essa proibição é da Vigilância Sanitária, órgão responsável pela fiscalização dos alimentos em eventos. A norma é adotada para garantir a segurança da alimentação do público, de forma a evitar a contaminação de pessoas no interior dos eventos por alimentos trazidos de fora e que possam apresentar algum problema. Além disso, é uma forma também do órgão evitar a entrada de substâncias ilícitas, que possam ser colocadas ilegalmente nos alimentos trazidos de fora pelo público. A Vigilância Sanitária examina todos os alimentos que serão oferecidos nos eventos e, no caso do About Us, tiveram a qualidade aprovada após rigorosa avaliação do órgão.

Infra do estacionamento.
A região onde ocorreu o evento é realmente carente de espaços que servem para uso como estacionamento. A organização do About Us garantiu a disponibilidade da única área disponível e fez forte campanha de alerta e incentivo para que o público fosse de táxi ou de bicicleta. Até desconto no estacionamento aos carros que estivem com a capacidade máxima de usuários preenchida, foi oferecido. O objetivo das ações não se restringiu somente para tentar minimizar a carência da região, mas, principalmente, por estar alinhado com o tema do evento de colaborar com a redução de CO2.

Falta de seguranças no entorno do evento. Responsabilidade da organização tendo em vista a grande distância e baixa segurança no caminho do estacionamento-evento.

A segurança proporcionada ao público na área externa do evento é responsabilidade da Polícia Militar, que disponibilizou cerca de 130 policiais para o About Us. A avaliação da necessidade também é feita pela instituição e à organização do evento cabe acatar e respeitar as decisões tomadas. Já no interior do evento, a responsabilidade é da empresa de segurança que a organização contratou. Tanto dentro como fora do evento, o número de ocorrências foi zero. Isso foi um motivo de grande orgulho para nós, a empresa de segurança e a Polícia Militar, pois comprova a eficácia e o cuidado com o público.

Redução do efetivo da segurança após o encerramento do evento.
Até onde pudemos identificar e conferido com a Polícia Militar (responsável pela segurança na área externa do evento) e empresa contratada para a segurança do público no interior do evento, o efetivo selecionado se manteve do início ao término da circulação de público pelos arredores do evento.

Duplicação de resíduos. (material cortante é ótimo)
O uso de copos de plástico foi inevitável devido à ANVISA, agência nacional de vigilância sanitária, não conseguiu liberar o uso de copos de amido de milho, programados pela organização do evento. Quanto às latas, a proibição veio por parte da Polícia Militar, para preservar a segurança do público. Não é permitida a distribuição de bebidas em lata em eventos com mais de 5 mil pessoas.

Falta de recipientes coletores de resíduos.
Foram disponibilizados 200 latões de lixo identificados para orgânicos e recicláveis. A quantidade de recipientes de coletores de resíduos foi orientada e aprovada pela Recicleiros, responsáveis pela gestão ambiental do evento, recolhimento do lixo, triagem e reciclagem. A instituição desenvolve projetos sócio-ambientais e é uma das mais respeitadas do País. Este critério, inclusive, foi prioritário na escolha de todos os parceiros do About Us.

Preocupação com a limpeza urbana, apoiando a distribuição de Panfletos.
Tivemos o cuidado de não fazer em nenhum momento, divulgação do Festival com algum tipo de mídia em flyers e panfletos. Maior ainda que o cuidado com a limpeza urbana, tínhamos a oportunidade de gerar um bom número de resíduos recicláveis. Isso foi concretizado e podemos comemorar a coleta de mais de 3,5 mil quilos de resíduos, que já estão sendo triados e reciclados.

Falta de sinalização no entorno do evento.
Agradecemos a crítica e adiantamos que foram adotadas as técnicas comuns em eventos desse porte para sinalização. Porém, se houve problemas, tomaremos o cuidado de melhorar nas próximas vezes.

Situações citadas envolvendo cadeirantes.
Fizemos questão de liberar o acesso à área vip de todos os cadeirantes e mais um acompanhante, para proporcionar mais conforto, segurança e o melhor atendimento possível. Se ainda assim, alguém não foi atendido, saiba que também aprendemos com isso e buscaremos sempre a perfeição nos eventos que organizamos.

Obrigado.

Responder esta

Bom,

É muito satisfatório ler as respostas acima, mas se um evento desse porte ocorrer novamente no mesmo local (Chácara do Jóquei) eu não irei mais!

De todos os problemas que eu escapei, todos foram por muita sorte.

Obrigado.

Responder esta

Carolina,

Esses comentários sobre o evento foram respondidos no Comunicado oficial da organização do evento. Todas as questões citadas estão descritas lá.

Todas as decisões sobre local, data e estrutura do evento foram, obviamente, pensadas e decididas com bases sólidas de logística por profissionais de cada setor e não sem lógica nenhuma.

Qualquer outra dúvidas, estamos aqui para responder.

Um abraço
About Us Festival

carolina isernhagen lopes said:
Quero comentar a minha indignação com relação à falta organização, bom senso e infra-estrutura do evento.
Sustentabilidade passou bem longe dali.
Trabalho com produção de eventos e acho que nem 20% dos quesitos de produção de qualidade foram atendidos.
Na verdade já sabemos como funciona esse tipo de festival no Brasil. Já saímos de casa sabendo que passaremos por situações de constrangimento e maus tratos.
Primeiro, muito legal a sugestão e incentivo ao uso de taxi, porém fazemos o que com o trânsito de 2 horas para chegar até o local? Tá barato taxi, né? Utopia, desculpe estamos em SP.
Mandaram muito mall na escolha do local, trânsito, perigoso. Além disso festival de domingo? Um super mega show as 20h00 de domingo? Esse show é para acontecer de sábado. Todo mundo trabalha de segunda feira. Minhas amigas e eu levamos mais de 01h30 para chegarmos em casa após o show.
Depois, mega desorganização para estacionar, falta de isolamento para os pedestres circularem nas calçadas, pq não alugaram outro espaço criando bolsões, criando estrutura para as pessoas terem o mínimo de segurança e bom serviço?
Terceiro, fila ridícula para entrar no espaço. A responsabilidade é da polícia, mas o evento era de vcs, a primeira coisa que me preocupo em meus eventos é com meu público, sem público não há evento. Quem confia na PM já viu o que dá.
O layout do local super mal aproveitado, tudo muito disperso, mal organizado, projeto sem lógica nenhuma, tudo longe....enfim....
Agora vem o pior.....tivemos 40.000 pessoas no evento. Os portões foram abertos as 12h. Me deculpe queridos, que alimentação era aquela? Aquele sanduíche massudo horrível, e aquela pizza??? O que era aquilo? E a quantidade de caixas para comprar a fichinha? Dois caixas??? Que estrutura é essa? Piada sem graça!!!! Fila de três horas para comprar aquela comida sem graça? Desculpa estamos em SP terra do caos, mas metrópole gastronômica, se talvez a organização se preocupasse menos com o superfaturamento poderiam ter oferecido mais qualidade e mais serviço para atender ao público. O que não falta é buffet de qualidade. Fora o preõ que era absurdo. R$ 7,00 uma pizza horrível daquela, e nem varieadade de sabor. A estrutura definitivamente não atendeu à demanda.
Pouquíssimos banheiros, mal localizados. Dois bares no evento todo. Falta de estações de alimentação na pista. Entre um show outro era necessário andar uma super distância, pegar uma mega fila e ainda ser mal atendido e comer mal.
Na sáida do evento todos os acessos abandonados, nenhuma segurança, andávamos na rua como se fossemos um bando de perdidos, foi horrível.
Isso foi a parte ruim, mas seremos justos em comentar que a qualidade do som estava sensacional, o palco super imponente e a agenda do evento seguida á risca. A minha maior preocupação era em relação à isso pois sou super fã do DMB e da música com qualidade. Quanto à estrutura já esperava um perfil amador, mas com relação ao som, telão e palco parabéns.
Acho que para o próximo evento um pouco mais de bom senso na organização e respeito às necessidades do público será muito apreciado. Mais profissionalismo. Obrigada!!!!

Responder esta

"Proibição de entrada com alimentos e indução ao desperdício através de ordem dos seguranças.

Essa proibição é da Vigilância Sanitária, órgão responsável pela fiscalização dos alimentos em eventos. A norma é adotada para garantir a segurança da alimentação do público, de forma a evitar a contaminação de pessoas no interior dos eventos por alimentos trazidos de fora e que possam apresentar algum problema. Além disso, é uma forma também do órgão evitar a entrada de substâncias ilícitas, que possam ser colocadas ilegalmente nos alimentos trazidos de fora pelo público. A Vigilância Sanitária examina todos os alimentos que serão oferecidos nos eventos e, no caso do About Us, tiveram a qualidade aprovada após rigorosa avaliação do órgão."
Muito mais importante que a proibição de entrada de alimentos (que discuto abaixo) foi o DESPERDÍCIO, que poderia ter sido evitado se a proibição fosse comunicada com antecedência.

Quanto à proibição e o papel da ANVISA: é ótimo que a ANVISA tenha fiscalizado (e aprovado) a comida vendida no evento. Mas ela só controla o que é produzido (ou importado) e as condições de transporte/comercialização. Se eu comprei um alimento no supermercado, ele certamente passou pelo crivo da ANVISA; se eu o deixei estragar fora da geladeira e estou disposto a comê-lo, ela não tem nada a ver com isso! Ou seja, a ANVISA nunca vai me proibir de levar uma marmita para o trabalho, de levar um sanduíche para um parque ou um pacote de biscoitos para um show qualquer. Esta é a desculpa mais esfarrapada que já escutei!!

Responder esta

Muito mais importante que a proibição de entrada de alimentos (que discuto abaixo) foi o DESPERDÍCIO, que poderia ter sido evitado se a proibição fosse comunicada com antecedência.

Quanto à proibição e o papel da ANVISA: é ótimo que a ANVISA tenha fiscalizado (e aprovado) a comida vendida no evento. Mas ela só controla o que é produzido (ou importado) e as condições de transporte/comercialização. Se eu comprei um alimento no supermercado, ele certamente passou pelo crivo da ANVISA; se eu o deixei estragar fora da geladeira e estou disposto a comê-lo, ela não tem nada a ver com isso! Ou seja, a ANVISA nunca vai me proibir de levar uma marmita para o trabalho, de levar um sanduíche para um parque ou um pacote de biscoitos para um show qualquer. Esta é a desculpa mais esfarrapada que já escutei!!

Responder esta

Prreciso do contato com os responsaveis do about us. Tenho uma assessoria esportiva em Sao Paulo e queria montar uma parceria, divulgar esta causa em meu site. aguardo e grato

Responder esta

Boa tarde,

gostaria de saber se serão divulgados os vídeos que passaram entre os shows. Estou fazendo um projeto de sustentabilidade e gostaría de assistir novamente a alguns para lembrar dos dados divulgados.

Obrigada

Responder esta

Tiago said:
SERÁ LANÇADO UM DVD COM OS SHOWS QUE OCORRERAM NO EVENTO????

Responder esta

Responder esta

RSS

Apoio

© 2009   Criado por ABOUT US

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço